Praticantes Atletas de Equoterapia Estreiam em Prova dos Três Tambores

Super Semana do Tambor 2016, de 25 A 29 de Maio, no HARAS RAPHAELA, em PORTO FELIZ-SP

Pela primeira vez, praticantes atletas de Equoterapia do Centro Educacional Texas Ranch participarão de uma prova na modalidade dos três tambores. Eles competirão no dia 28 de maio, durante a Super Semana do Tambor 2016, da NBHA Paraequestre, de 25 a 29, no Haras Raphaela, em Porto Feliz-SP, com competidores do Brasil e de outros países.

A feira inclui ainda o Mundial dos Três Tambores, Copa dos Estados e Slot Race, além de ser promovida pela National Barrel Horse Association of Brazil (NBHA). Esta é a terceira edição do evento, mas a primeira vez que a prova paraequestre é realizada e o intuito é promover a inclusão social, levando o esporte a todos.

“A iniciativa de criar essa categoria surgiu há algum tempo com a visita do presidente da NBHA, Marcelo Delchiaro, quando ele esteve no México e presenciou uma competição internacional com a participação de crianças especiais. Ele trouxe até nós em uma reunião e abraçamos a ideia”, explica o Diretor Executivo da NBHA, Abelardo Peixoto.

Desde o ano passado, os praticantes do Texas Ranch competem em eventos de salto iniciantes e Temporadas Oficiais, alcançando grandes feitos e bons resultados. Mas este com certeza é um novo desafio para eles, ingressando em uma nova modalidade sobre o cavalo. “Eles estão treinando duas vezes por semana principalmente porque os três tambores vai exigir mais estabilidade deles sobre o animal”, aponta a responsável e fundadora da instituição, Elizabeth Melani. Além disso, o lado emocional dos competidores é muito influenciado pela participação. “Eles sabem que vão viajar, que é um lugar diferente, uma modalidade nova, e isso com certeza tem um impacto positivo na vida deles”, comemora a fundadora.

A participação inédita veio a convite de Aberlado. “Como já conhecia os fundadores do Texas Ranch há muitos anos e também o trabalho desenvolvido no centro, fiz o convite que de momento foi aceito pela instituição. A nossa expectativa é muito boa, esperamos que este ano seja só começo dessa inclusão”, destaca o Diretor Executivo da NBHA.

“Estamos honrados e muito agradecidos por esse convite e oportunidade. Participar de algo grandioso e de reconhecimento internacional é muito importante para nossos atletas e ajuda a fortalecer o nosso trabalho nos atendimentos e também fora deles. É o reconhecimento dos esforços que todos empenhamos para os bons resultados dos nossos trabalhos e praticantes”, destaca Elizabeth.

A prova paraequestre segue as mesmas regras da modalidade não inclusiva, sendo vencedor aquele que contornar os três tambores, em um percurso triangular pré-estabelecido no menor tempo possível. A velocidade e o entrosamento com o animal são fundamentais para a boa apresentação e esse é o objetivo do Texas Ranch. “O conjunto de habilidades necessárias para a prova dos três tambores é também fundamental para a o desenvolvimento no tratamento dos pacientes. Eles participam da prova, se esforçam para ter bons resultados e só tem benefícios com tudo isso”, lembra a fundadora da instituição.

Para fazer bonito na pista, quatro alunos estão treinando muito para a prova. Tanta dedicação e empenho já vêm de longa data. As fisioterapeutas que atuam no Texas Ranch, Kátia Souza de Oliveira e Dyelle de Mello Freitas, explicam que todos os que participam dos campeonatos, praticaram em média pelo menos dois anos do programa de educação – reeducação da Equoterapia.

“Nele, eles adquiriram equilíbrio, coordenação motora, alto confiança, adequação postural, atenção, concentração e maior independência, para só então evoluir ao programa pré-esportivo. Hoje nossos Atletas se encontram na 4ª fase da Equoterapia, a prática esportiva. Iniciamos os treinamentos voltados à equitação, treinando com auxílio de uma equipe de profissionais para um melhor desempenho na evolução de cada um dos praticantes”, apontam as fisioterapeutas.

O evento – Esse ano, a Super Semana do tambor tem como uma das grandes novidades o IBHF Barrel Racing World Cup – Copa Mundial de Três Tambores da International Barrel Horse Federation, com a participação de 20 países. Além do mundial, a FEI estará presente com um delegado da entidade que observará o andamento e organização de todo o evento. Isso porque a Federação está analisando um pedido da NBHA para introdução dos três tambores na FEI, para que a modalidade passe a fazer parte dos Jogos Equestres Mundiais (World Equestrian Games – WEG) e futuramente seja estudada sua inserção também nas Olímpiadas.

Desde seu primeiro ano, a Super Semana realiza também atividades fora da pista. Em 2016, a programação inclui Clínica de Ferrageamento, competição da Associação dos Ferradores do Brasil, o 2º Leilão Star Slot Race Haras Raphaela e palestras sobre bem-estar animal promovidas em parceria com a ABQM.

TEXAS RANCH

O Texas Ranch fica em Itapecerica da Serra, na grande São Paulo, e é especializado no tratamento destinado a pessoas portadoras de necessidades especiais na região. A instituição atua desde 2007, com o objetivo de proporcionar a melhora na qualidade de vida dos adeptos por meio do contato com os cavalos e a natureza. Atende mensalmente cerca de 80 pacientes por meio de convênios com as prefeituras dos municípios de Itapecerica da Serra, Embu das Artes e também com o apoio de patrocinadores.