Sergio Melani e sua esposa Elizabeth M. Melani residem há 15 anos em Itapecerica da Serra, dedicando-se à criação de cavalos.

Sentindo a necessidade de uma entidade dedicada ao tratamento equoterápico destinado a pessoas portadoras de necessidades especiais na região, decidiram fundar uma ONG chamada ASSOCIAÇÃO DE EQUOTERAPIA EDUCACIONAL TEXAS RANCH, para suprir esta deficiência. Essa instituição tem o objetivo de proporcionar a melhora na qualidade de vida através do contato com os cavalos e com a natureza, assistidos por uma equipe de profissionais habilitados e qualificados para atender as mais diversas necessidades.

A Associação de Equoterapia Educacional Texas Ranch possuí o título de Utilidade Pública Municipal (UPM), Certificado pela Utilidade pública estadual (UPE), Certificado pelo Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), Certificada pelo Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes (CMDCA), Certificado pela Secretaria Estadual e Desenvolvimento Social (SEDS), Certificado no Cadastro Estadual de Entidade – CEE.

Foi assim que em 17 de julho de 2006 inauguraram o Centro de Equoterapia Texas Ranch, o primeiro a conquistar o Certificado de Filiação à ANDE-BRASIL (Associação Nacional de Equoterapia) na região e que segue todas as normas de sustentabilidade e cumprimento dos padrões rígidos de ética, eficiência e segurança.

As dificuldades foram e continuam sendo muitas, pois segundo levantamento feito na região, mais de 500 crianças necessitam de cuidados especiais.

O Centro de Equoterapia Texas Ranch atende a crianças e adolescentes oriundos de famílias de condição sócio-econômica desfavorável, em parte apoiadas por empresas como BRADESCO e PORTO SEGURO.
Das crianças atendidas pela ONG, cerca de 20% são mantidas com recursos próprios do Centro de Equoterapia Texas Ranch, o que onera significativamente a entidade reduzindo a possibilidade de ampliar seu atendimento. Exatamente por isso, novos parceiros sempre serão muito bem vindos.
Esta é uma oportunidade única das empresas associarem sua logomarca à um trabalho de reabilitação realizado por uma empresa que tem como objetivo proporcionar a melhora da qualidade de vida através do tratamento equoterápico.